ULS São João: Centro de Investigação e Ensaios Clínicos, a busca pela inovação terapêutica mais disruptiva 570

Um ano após a inauguração do Centro de Investigação e Ensaios Clínicos (CIEC) da ULS São João (ULSSJ), esta unidade orgânica “posiciona-se como um pilar da realização de ensaios clínicos, articulando-se com os investigadores e direções dos vários serviços”, segundo referido no portal da ULSSJ.  Em cada momento, “estão a ser negociados ou iniciados 15 a 20 novos ensaios clínicos, enquanto outros encerram em simultâneo”.

“Atualmente constituída por seis coordenadoras de ensaios clínicos, uma enfermeira, uma técnica superior de diagnóstico e terapêutica (cárdio-pneumologia), uma assistente técnica, uma assistente operacional, uma gestora e um coordenador médico, esta equipa regista níveis de satisfação elevados, bem como uma melhor reputação e ainda uma progressão económico-financeira positiva”, explica João Massano, diretor do CIEC, citado pelo portal.

O médico destaca ainda que “procuramos colocar ao dispor dos nossos utentes e investigadores clínicos os programas de desenvolvimento que veiculam a inovação terapêutica mais disruptiva, em detrimento da mera inovação incremental”. Neste sentido, o CIEC “colabora na formação de médicos da especialidade de Farmacologia Clínica da ULS São João, tendo já despertado o interesse de outras especialidades médicas. No futuro tentaremos expandir a nossa capacidade formativa a outros profissionais ligados a esta área”, acrescenta.

Os serviços clínicos com maior número de ensaios em curso são a Gastrenterologia, Oncologia Médica, Pediatria, Pneumologia, Neurologia, Endocrinologia, Hematologia Médica, Dermatologia e Oftalmologia.