A Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA), através do Centro de Responsabilidade Integrada de Gastrenterologia (CRI), iniciou a prática da colangioscopia endoscópica, uma técnica recente e inovadora nesta instituição, que representa um marco na abordagem ao diagnóstico e tratamento de doenças da via biliar.
O procedimento, segundo a ULSA, citada pelo portal SNS, além de melhorar a eficiência, evita repetições de procedimentos e obtém resultados que permitem que o doente fique tratado, paliado ou proposto para cirurgia mais precocemente.
A colangioscopia endoscópica permite, no fundo, segundo explicado no Portal SNS, “a visualização direta da via biliar, permitindo um diagnóstico mais preciso e precoce de tumores, melhorando assim a definição da estratégia cirúrgica”. Além disso, a colangioscopia endoscópica permite “uma imagem de melhor qualidade da via biliar, facilitando a realização de biópsias, a colocação de próteses e a fragmentação e remoção de cálculos, sobretudo em casos de maior complexidade ou dificuldade técnica”.