ULSTMAD com técnica que ajuda doentes oncológicos alérgicos a fármacos 57

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) disponibiliza uma técnica que permite tratar doentes com alergia aos fármacos utilizados no combate ao cancro, evitando terapias alternativas menos eficazes e, por vezes, mais dispendiosas.

“Trata-se de um tratamento dirigido a doentes com alergias a fármacos, neste caso concreto a agentes quimioterápicos. Este procedimento viabiliza a administração do medicamento ideal, essencial para melhores resultados clínicos, mesmo quando o doente tem alergia ao fármaco, evitando soluções de segunda linha que podem comprometer a eficácia do tratamento oncológico”, afirmou Rui Silva, diretor do serviço de Imunoalergologia, citado num comunicado, a que a Lusa teve acesso.

A implementação desta terapêutica na ULSTMAD, que tem sede em Vila Real, evita deslocações dos doentes aos hospitais de referência no Porto, oferecendo uma resposta mais célere e um acompanhamento de proximidade.

Além disso, segundo a instituição, “reduz custos, já que os tratamentos de segunda linha são, em geral, mais onerosos, e diminui efetivamente o risco de reações adversas graves nos doentes em tratamento oncológico”.