Última fase do programa Thinking (C)Lean com quatro unidades de saúde nacionais 487

A Ordem dos Farmacêuticos (OF), anunciou, que são quatro as unidades de saúde nacionais que vão integrar a última fase do programa Thinking (C)Lean, uma iniciativa da OF e da Lean Health Portugal, que contou com o apoio da Lilly Portugal.

Esta iniciativa tem como objetivo capacitar as farmácias hospitalares a melhorar os seus processos e organização, criando valor e otimizando os recursos.

O Hospital de Santa Marta em Lisboa, o Hospital Santa Maria Maior em Barcelos, o Hospital de Santo Espírito na Ilha Terceira e o Hospital dos Lusíadas Lisboa foram as unidades de saúde selecionadas.

Ao todo, o “programa recebeu a candidatura de 24 projetos, de norte a sul do país. Deste conjunto de candidaturas foram selecionadas numa primeira fase 12 projetos de 12 hospitais distintos, cujas equipas receberam formação entre setembro e novembro de 2021, até serem selecionados os quatro finalistas que apresentaram os melhores resultados dos projetos implementados, em conformidade com os critérios definidos”, explica a OF no seu portal.

Todos os candidatos apresentaram projetos de melhoria de processos relacionados com seleção, aquisição e aprovisionamento; receção e armazenamento; distribuição; e farmacotecnia.

O Hospital de Santa Marta em Lisboa, apresentou um projeto no qual conseguiram reduzir em 67% os medicamentos revertidos às farmácias (medicamentos dispensados aos serviços clínicos que não sendo utilizados são devolvidos à farmácia hospitalar que os reintroduz nos stocks).

A proposta do Hospital Santa Maria Maior em Barcelos, focou-se na reconciliação da terapêutica, em assegurar que os doentes internados, com medicação no domicílio, tinham a sua medicação reconciliada e receberiam os medicamentos que necessitavam na dose e no momento certo. Após a aplicação da metodologia Lean, conseguiram reduzir as discrepâncias não intencionais em 59% nos doentes que observaram ao longo do projeto.

No caso da da Unidade de Oncologia do Hospital dos Lusíadas Lisboa, procurou-se melhorar o percurso do doente no hospital de dia. O objetivo foi atingir 40% de prescrições desmaterializadas – 90% de acompanhamento on time dos tratamentos em plataforma informática – 15% de diminuição do lead time dos tratamentos realizados.

O Hospital de Santo Espírito na Ilha Terceira melhorou a otimização do processo de Distribuição de Medicamentos na Unidade de Evacuações Aéreas. Procurou-se que a mala de evacuações estivesse completa e validada de modo que o utente receba a medicação certa, dentro do prazo de validade, na hora certa e na dose necessária, durante uma evacuação aérea.