Hoje decorreu no Centro de Congressos de Tróia, o segundo dia do Rethinking Pharmacy, Fórum de discussão para promover o debate sobre a Farmácia em Portugal.
O dia começou com uma sessão dedicada ao Rethinking Pharmacy Differentiation – “Factores Diferenciadores da Farmácia (Perspectiva do Cliente)”, com Diogo Gouveia como moderador.
Esta sessão contou com a participação de Luís Marques (Porto Business School), Ana Varela (actriz, mãe & ecofriend), Pedro Lima (actor & pai), e Helena Isabel (actriz & mãe).
“São os clientes que decidem e escolhem. As necessidades e expetativas dos clientes tem de estar sempre presentes na nossa estratégia”, adiantou Diogo Gouveia, no inicio do debate.
Já Luís Marques defendeu que uma ampla maioria dos clientes já utiliza dispositivos digitais. Isso significa que as “jornadas dos clientes começam antes da loja”. O docente assinala que conveniência, qualidade, apoio, personalização e comunicação omnicanal “são cinco eixos fundamentais” em que as farmácias devem pensar.
O segundo painel da manhã foi dedicado ao tema do Rethinking New Government – New Challenges: “Novo Governo – Novos Desafios para a Farmácia” com a moderação de Paulo Duarte.
Os key note speakers deste tema foram Dr. Eurico Castro Alves (Presidente da Convenção Nacional de Saúde), Ema Paulino (em representação da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos), de Paulo Horta Carinha (assessor para a área do Medicamento do Centro Hospitalar de S.João), Humberto Martins (Director-Geral do Infosaúde – Director de Assuntos Profissionais da ANF) e Antonio Faria Vaz (em representação do Presidente do Infarmed).
“Proximidade” é a palavra do futuro no que diz respeito aos serviços de saúde, segundo Eurico Castro Alves, presidente da Convenção Nacional de Saúde.
“A rede com maior proximidade no nosso país é constituída pelas farmácias comunitárias”, sublinha.
Nesse âmbito, o presidente da Convenção Nacional de Saúde defende o alargamento do papel da farmácia comunitária no sistema de saúde.
A revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, o portal NETFARMA e a newsletter FARMANEWS foram parceiro de comunicação deste evento.