“Um insight é uma súbdita clarividência que contém já o embrião de uma ideia.
É meio caminho para conquistar as pessoas.”
Nuno Melo da Silva
Sendo uma área onde a criatividade está sempre presente, a Publicidade toca muitas vezes a Arte. No entanto, por detrás da criação publicitária, é necessário existir uma estratégia.
Afinal, não se faz – ou não se deve fazer – publicidade para agradar aos amigos ou para nos exprimir. Faz-se publicidade com objetivos perfeitamente definidos. Por isso, as agências sentiram, desde há muito tempo, a necessidade de ter um documento que fosse a representação desse pensamento estratégico: o briefing.
Este documento varia de agência para agência, mas há coisas que estão normalmente presentes, como o insight.
O insight é, muito provavelmente, o conceito mais característico da atividade publicitária. É aquele de que mais se fala, que mais se procura e que cria mais dúvidas.
Um insight é uma revelação de sentimentos, pensamentos ou comportamentos. É, por isso, uma nova forma de olhar para uma realidade.
Lembra-se quando está a consultar uma rede social e se depara com uma frase que consegue exprimir algo que você sente, mas que ainda não tinha consciencializado, pelo menos daquela forma? Quando você pensa “é exatamente isto que eu acho deste assunto!”? Isso é um insight; ou seja, uma verdade revelada.
Conseguir um insight, implica por isso tocar num ponto sensível do nosso público-alvo; mostrar que partilhamos uma mesma forma de sentir; que os compreendemos! E quando alguém sente que o compreendemos está, naturalmente, muito mais disponível para nos ouvir.
João Barros,
Professor Convidado na Escola Superior de Comunicação Social e
Investigador no Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa