Universidade do Porto é a 33.ª universidade que mais investigação produz na Europa 357

A Universidade do Porto foi a 33.ª universidade europeia que mais e melhor investigação científica produziu em quatro anos (2019-2022), segundo a edição deste ano do CWTS Leiden Ranking, da responsabilidade do Center for Science and Technology Studies (CWTS), da Universidade de Leiden (Países Baixos). A instituição de ensino entrou ainda, pela primeira vez, para o top 100 europeu das universidades mais produtivas em todas as áreas científicas.

A Universidade do Porto, noticia no seu site, que, no âmbito do ranking, foram analisados o desempenho, a qualidade e o impacto das publicações científicas de mais de 1.500 institutos de ensino superior de todo o mundo, tendo por base os dados da Web of Science. Entre os indicadores valorizados, destacam-se o impacto científico, as colaborações, o acesso aberto e a diversidade de género.

No período de análise, os investigadores da U.Porto publicaram 7.798 artigos (contagem fracionada) na Web of Science. Um registo que garantiu a subida de três lugares entre as universidades europeias com mais produção científica.

No que toca à produção por áreas cientificas, segundo o ranking do CWTS, a instituição alcançou, pela primeira vez, o top 100 europeu nas cinco áreas avaliadas: 14.ª em Ciências da Vida e da Terra; 37.ª em Física e Engenharias; 42.ª em Ciências da Saúde e Biomédicas; 86.ª em Matemática e Ciências da Computação; e 99.ª em Ciências Sociais e Humanidades.

A U.Porto assume ainda a 156.ª posição no ranking mundial e mantém-se na 5.ª posição do espaço iberoamericano.