FFUP: Emília Sousa distinguida pela Sociedade Iberoamericana de Química Orgânica 347

Maria Emília Sousa, docente do Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e investigadora do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto, viu recentemente reconhecidos, pela Sociedade Iberoamericana de Química Orgânica, os importante contributos que tem dado, ao longo da sua carreira profissional, à área científica da Química Orgânica.

A distinção, segundo noticiado no portal da UP, foi entregue no decorrer do 5.º Simpósio Iberoamericano de Química Orgânica (SIBEAQO-V), que decorreu entre os dias 11 e 14 de setembro, no Grove, La Toja, Espanha.

O SIBEAQO-V tem como principal objetivo promover um fórum de discussões científicas entre investigadores de Química Orgânica da região Iberoamericana, Espanha e Portugal a fim de promover o intercâmbio de ideias, conhecimentos, e capacidades para construir futuras colaborações frutíferas entre estes países.

 

Sobre Emília Sousa

Maria Emília Sousa é professora associada com agregação em Química Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da U.Porto, e investigadora do CIIMAR.

Ao nível da investigação, ainda de acordo com a UP, as suas principais áreas de interesse focam-se na Química Medicinal e Farmacêutica, particularmente, no design baseado na estrutura e na síntese de potenciais candidatos a fármacos com base em produtos naturais marinhos.

Atualmente, é diretora do Mestrado em Química Farmacêutica da FFUP e membro titular da divisão Chemistry and Human Health IUPAC. É Editora da Revista Bioorganic Chemistry (Elsevier) e Editora Associada da revista Pharmaceuticals (MDPI).