Vacina BCG volta a ser distribuída em Portugal 15 de Fevereiro de 2016 A vacina BCG, que tem estado indisponível em Portugal, começou a ser distribuída, na sexta-feira, pelas administrações regionais de saúde (ARS), sendo depois chamadas, pelas unidades de saúde para vacinação, as crianças de grupos de risco.
Uma falha de produção do laboratório que fabrica a vacina BCG (contra a tuberculose) para a Europa esteve na origem dos problemas de fornecimento da vacina em Portugal, que começaram em março do ano passado.
Estas vacinas destinam-se a crianças com menos de seis anos, pertencentes a grupos de risco, como: provenientes de países com elevada incidência de tuberculose; que coabitem ou convivam com portadores de VIH/sida ou dependentes de droga e álcool; que pertençam a comunidades com risco elevado de tuberculose; ou viajantes para países com elevada incidência de tuberculose.
«Portugal já faz parte dos países desenvolvidos com baixo risco de infeção por tuberculose, e tem um sistema de informação eficaz para monitorizar a doença», refere o comunicado do Ministério, citado pela “Lusa”.
Adianta que a vacinação é da responsabilidade a nível local (unidades de saúde), com as crianças de risco a serem identificadas pelas respetivas unidades de saúde e convocadas para vacinação.
O Ministério recorda que a vacina BCG pode ser dada na mesma altura em que se administram outras vacinas do Programa Nacional de Vacinação. |