Vacina contra HPV falta em centros de saúde de Lisboa mas começa hoje a ser reposta
10-Abr-2014
Vários centros de saúde da região da Grande Lisboa estão sem vacinas contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), mas a Administração Regional de Saúde (ARS) garante a reposição deste produto a partir de hoje.
A administração da vacina contra o HPV, um dos responsáveis do cancro do colo do útero, está contemplada no Plano Nacional de Vacinação desde 2008, sendo gratuita e dada em três doses a raparigas com 13 anos.
Nas últimas semanas registou-se uma falta de vacinas em alguns centros de saúde, situação que é do conhecimento da Direção-Geral da Saúde (DGS), que garante este ser um assunto da responsabilidade da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, como disse à “Lusa” a subdiretora Graça Freitas.
Contactada pela “Lusa”, fonte da ARS de Lisboa e Vale do Tejo confirmou a falta pontual desta vacina em alguns centros de saúde, mas garantiu que a partir de hoje a mesma começa a ser reposta.
A mesma fonte disse que as dificuldades no abastecimento de farmácias se deveram ao processo concursal para a aquisição das vacinas, que são compradas através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).