Vacina espanhola que provocou lesão num macaco vai ser testada em humanos 537

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) autorizou, a semana passada, o ensaio clínico da primeira vacina espanhola contra a covid-19.

Segundo o El Español, esta que vai ser a primeira vacina espanhola, chama-se PHH-1V, é produzida pela Hipra, e vai ser sujeita a testes para validarem a sua segurança e tolerabilidade.

Parte dos participantes do ensaio vão receber uma das vacinas contra a covid-19 já aprovadas e a outra parte vai receber a vacina espanhola. Os voluntários começarão a ser selecionados em breve.

Esta vacina baseia-se na recombinação de duas proteínas, uma correspondente à variante Alfa e outra correspondente à variante Beta. Estas combinam-se numa estrutura que, com um adjuvante, aumenta a resposta imunitária. Esta combinação gera a resposta imunitária a uma das proteínas do vírus SARS-CoV-2, conhecida como a proteína S (spike).

Recorde-se que o ensaio da vacina tinham sido suspensos após terem sido verificadas lesões pulmonares num dos macacos inoculados com a vacina durante os testes em animais.

A Hipra já avançou que se o medicamento for aprovado, poderá ser comercializado já no final do ano.