Vacinação contra a covid-19 deve passar para os centros de saúde 574

O coordenador da task force, Henrique Gouveia e Melo, anunciou, esta quarta-feira, em declarações à Agência Lusa, que as vacinas contra o novo coronavírus devem passar para os centros de saúde assim que 85% da população portuguesa estiver imunizada.

Numa visita ao centro de vacinação de São João da Madeira, no distrito de Aveiro, o vice-almirante não se comprometeu com datas para o encerramento das estruturas municipais que têm vindo a vacinar a população.

Porém, Henrique Gouveia e Melo reconhece que ainda existe uma franja da população por vacinar e o planeamento depende da forma como as pessoas aderem à vacinação.

“Já temos 80% da população vacinada com as primeiras doses e hoje devemos ficar entre os 72% e 73% com as segundas. Temos que ficar no mínimo com 85% da população imunizada”, disse o vice-almirante.

Sobre a possibilidade de se avançar para uma terceira dose da vacina, o coordenador da task force afirmou que considera, de momento, desnecessária, mas admite abrir um cenário excecional para as pessoas imunodeprimidas.