Vacinação contra febre-amarela em Angola atinge 81% de cobertura em dez dias 711

Vacinação contra febre-amarela em Angola atinge 81% de cobertura em dez dias

30 de Agosto de 2016

O Ministério da Saúde angolano informou ontem que a nova campanha de vacinação em curso contra a febre-amarela vacinou já 81% da população alvo, em 22 municípios de 12 das 18 províncias de Angola.

Em 10 dias foram vacinadas mais de 2,4 milhões dos 2,9 milhões de pessoas previstas.

Angola enfrenta um surto de febre-amarela, que desde dezembro de 2015 matou 369 pessoas, mas aparenta estar a diminuir, já que até a última semana de julho, estava há seis semanas sem novos casos confirmados da doença, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um comunicado do Ministério da Saúde de Angola distribuído ontem à imprensa, refere que a nova campanha de vacinação, iniciada no dia 15 deste mês poderá estender-se por mais 15 dias, apesar da cobertura de 81% em dez dias.

O documento destaca a adesão da população à campanha, salientando que as equipas de vacinação têm estado a vacinar diariamente em média mais de 150 mil pessoas.

A nova campanha que abrange as províncias de Cabinda, Benguela, Cuanza Sul, Huambo, Cuando Cubango, Huíla, Lunda Norte, Lunda Sul, Malange, Uíge e Zaire, vai permitir aumentar a cobertura de 51 para 73 municípios, elevando igualmente a população imunizada de 13 milhões para mais de 16 milhões.

Até 28 de julho registavam-se no país 3.818 casos suspeitos de febre-amarela, dos quais 879 foram laboratorialmente confirmados, o mesmo acontecendo com 119 dos óbitos, segundo a OMS, citada pela “Lusa”.

A epidemia, que começou a 5 de dezembro em Luanda, alastrou para a vizinha República Democrática do Congo – com 2.051 casos suspeitos e 95 vítimas mortais até 27 de julho -, decorrendo no terreno, com o apoio da OMS, várias campanhas de vacinação contra a febre-amarela.