A campanha de vacinação gratuita contra o vírus sincicial respiratório (VSR) arranca na segunda-feira nos Açores, tendo sido adquiridas 2.435 vacinas para imunizar bebés.
“É um processo que vamos iniciar no dia 21 dirigido aos bebés e achamos que vai ter um impacto muito significativo ao nível das infeções respiratórias no inverno”, disse a secretária regional da Saúde e Segurança Social, em declarações aos jornalistas, segundo a Lusa.
Mónica Seidi falava em Ponta Delgada, à margem do evento ‘PaliAtivamente’, o I Encontro de Utentes e Profissionais de Saúde de Cuidados Paliativos da Ilha de São Miguel.
A titular pela pasta da Saúde do Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) adiantou que foi realizado um estudo para aferir as quantidades de vacinas que deveriam ser adquiridas.
“Foram adquiridas 2.435 vacinas e algumas delas já estão nos Açores”, acrescentou.
Mónica Seidi explicou ainda que a direção regional da Saúde, em articulação com a secretaria regional, começou em junho a desenvolver “todos os esforços para que, independente do que viesse a acontecer a nível nacional, a região pudesse adquirir vacinas direcionadas a esse vírus respiratório, seguindo o exemplo daquilo que aconteceu na Madeira, no ano passado”.
“Foi com muito agrado que vimos que, também a nível nacional, a vacinação iria avançar. E, posso dar nota que a partir do dia 21 avançaremos na região” com a imunização contra a infeção pelo VSR, acrescentou.