O Ministério da Saúde vai acompanhar atentamente a evolução da cobertura vacinal da população com 85 ou mais anos, durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe e a COVID-19, que arranca esta sexta-feira, podendo, como informa a Ordem dos Farmacêuticos (OF), alterar as regras e critérios de vacinação.
Ao contrário do ano passado e dos restantes cidadãos a partir dos 60 anos, que podem ser vacinados nas farmácias comunitárias, a população com 85 ou mais anos terá de ser vacinada nos centros de saúde. Uma situação que levou a OF a alertar para o risco acrescido de doença grave nesta camada da população e para os benefícios de uma maior proximidade aos locais de vacinação.
Porém, a OF revela, hoje, no seu portal, que “tal como havia sido manifestado pela diretora-geral da Saúde, em reunião com o bastonário da OF, a Tutela estará atenta aos resultados da vacinação neste grupo etário, admitindo alterar as regras e critérios de vacinação, caso a cobertura vacinal fique abaixo das expectativas”.