A Associação Nacional das Farmácias (ANF) recebe, na sede, em Lisboa, até dia 1 junho o Pharmintercom 2024, o evento anual do World Pharmacy Council (WPC).
“É com entusiasmo que a ANF recebe este evento do WPC, que traz a Portugal as associações congéneres da Austrália. Alemanha, Canadá, Dinamarca, Espanha, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido”, refere, ao NETFARMA, Teresa Almeida, da direção da ANF, acrescentando que “todos os colegas que estão nesta organização são membros da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico] e têm objetivos comuns: a partilha de experiências e projetos, e discutir o papel, as oportunidades e os problemas que afetam as farmácias comunitárias”.
Assim sendo, durante os dias do evento “vamos conhecer as experiências de outros países que têm serviços já contratualizados, o que ajuda a preparar os dossiers de negociação com a tutela e vamos, igualmente, partilhar o exemplo de Portugal”. Sendo que, segundo Teresa Almeida, “a integração das farmácias na vacinação sazonal foi um exemplo em que tivemos apoio por parte destes colegas quando estabelecemos o nosso dossier, com a nossa proposta de valor”.
O elemento da direção da ANF revela ainda que, “em comum, temos vários desafios pela frente, entre eles a contratualização de novos serviços, como o rastreio do cancro colorretal”.
Em suma, os eventos do WPC “são sempre reuniões importantes com foco no valor económico que a saúde tem para as sociedades. Uma população saudável será sempre mais ativa, produtiva, e mais feliz. Há muitos indicadores de saúde que têm de ser valorizados. Temos o exemplo recente, do período da pandemia, em que foi determinante o papel da rede de farmácias comunitárias nos cuidados de saúde de proximidade com impacto no regresso à normalidade. O seu desempenho foi amplamente reconhecido, também pela OCDE, bem como o papel que podem ter nos sistemas de saúde mundiais e, muito em especial, nos países mais desenvolvidos com populações envelhecidas”, conclui Teresa Almeida.
O que é o WPC?
O World Pharmacy Council foi fundado por organizações representativas das farmácias comunitárias pertencentes a países que integram a OCDE. Desde 1987, que estas organizações se reúnem anualmente para partilhar informações e discutir o papel, as oportunidades e os problemas que afetam as farmácias comunitárias.