“Quando comecei a jogar não pensei que fosse ganhar”. Quase um ano depois, Tânia Martins, a cara por detrás da guerreira Tânia, admite “surpresa” pela vitória na 1ª temporada do GAME OF FARMA, frisando que ocupar o Trono dos 7 Reinos da competição online traduz-se num “reconhecimento” que aprecia. O prémio foi entregue esta quinta-feira, dia 21 de julho, por Daniela Lopes, responsável do departamento de eventos da Hollyfar.
Foram 5.215.950 os pontos que conseguiu conquistar, mesmo começando a responder regularmente às questões dois meses depois da estreia da iniciativa. “No início estava muito para trás porque tinha muito trabalho na minha tese de mestrado e na farmácia, comecei a achar que não ia conseguir”, explica Tânia Martins, que está prestes a defender a sua tese de mestrado em Ciências Farmacêuticas, enquanto trabalha na Farmácia Liz, em Sesimbra.
O ponto de viragem, indica, foi a receção de um simples email, que revelava que o prémio para o vencedor seria participar no Programa Executivo “Strategic Management & Innovation” do ISEG Executive Education, no valor de 1.900 euros, atribuído pela Farmácia Distribuição. “Vou esforçar-me mais a ver se consigo ficar no ranking”, foi este o pensamento que deu frutos e motivou um maior “entusiasmo” por parte da farmacêutica de 24 anos.
Vencer “foi muito bom”, uma vez que “aquele era o curso que queria”, ainda que, por outro lado, o galardão tenha sido “uma surpresa porque eu não sabia se estava ou não em primeiro lugar, não conseguia ver os meus pontos”. A dúvida deu lugar “à surpresa” que, por sua vez, deu lugar um sentimento de estranheza: “não estou habituada, mas é uma sensação boa ter algum reconhecimento, mesmo que seja num jogo”.
Defendendo a gestão como “uma área em que os farmacêuticos podiam estar um pouco mais envolvidos”, uma vez que “a farmácia comunitária acaba por ser um negócio”, Tânia Martins considera que o conhecimento que receberá por parte da formação do ISEG pode alimentar a “possibilidade” de um dia ser a própria a gerir a Farmácia Liz, cargo ocupado pela mãe. Para já, “é continuar a jogar” na 2ª temporada, que arranca a 1 de agosto.
GAME OF FARMA é uma iniciativa da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, com o patrocínio ALTER GENÉRICOS e com o apoio do Arquivo Nacional das Farmácias, um projeto da ANF, da Escola de Pós-Graduação em Saúde e Gestão, da Plural+Udifar, das Farmácias Holon e da OCP. As revistas FARMÁCIA CLÍNICA e MARKETING FARMACÊUTICO, o Portal NETFARMA e a e-newsletter FARMANEWS são os media partners deste jogo.
Poderá ler a entrevista completa com Tânia Martins na próxima edição da revista Farmácia Distribuição.