Vertex: Alemanha aprova reembolso de medicamento para a fibrose quística 1182

Vertex: Alemanha aprova reembolso de medicamento para a fibrose quística

11 de janeiro de 2017

A Vertex Pharmaceuticals Incorporated anunciou que chegou a um acordo com a Associação Federal Alemã de Seguradoras Estatutárias relativamente ao preço e reembolso para o Orkambi (lumacaftor/ivacaftor).

O Orkambi é o primeiro medicamento destinado ao tratamento da causa subjacente da fibrose quística (FQ) em pessoas com 12 ou mais anos, com duas cópias da mutação F508del do gene do regulador de condutância transmembranar da fibrose quística (CFTR).

O anúncio foi o resultado de uma profunda avaliação dos benefícios do medicamento pela Comissão Conjunta Federal da Alemanha (G-BA), a qual reconheceu os «benefícios adicionais consideráveis» do Orkambi em pessoas com FQ que possuam duas cópias da mutação F508del. O Orkambi tem estado disponível na Alemanha para doentes elegíveis, pois havia já obtido uma autorização de comercialização da Comissão Europeia em novembro de 2015, tendo o acordo de reembolso anunciado entrado em vigor no passado dia 16 de dezembro de 2016.

«A fibrose quística é uma doença progressiva, o que significa que, a cada dia que passa, a função pulmonar vai-se deteriorando e os doentes vão ficando pior», referiu David Gillen, M.D. Vice-presidente de Assuntos Regulamentares Internacionais da Vertex. «Estamos felizes por as autoridades alemãs terem aprovado o reembolso do Orkambi para todos os doentes elegíveis. A aprovação do reembolso reconhece o valor clínico do Orkambi e a necessidade do contínuo investimento da Vertex na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos destinados a duas em cada três pessoas com FQ que ainda aguardam por um tratamento para a causa subjacente à sua forma da doença», lê-se num comunicado enviado.

Para além da Alemanha, o Orkambi está disponível para pessoas com FQ elegíveis nos Estados Unidos, Áustria e França. A Vertex está ativamente envolvida em negociações para o reembolso em muitos outros países de modo a disponibilizar o Orkambi a todas as pessoas que podem beneficiar deste importante medicamento. No início deste mês, o Orkambi recebeu o prémio “Drug Discovery of the Year” da Sociedade da Farmacopeia Britânica e o prémio Francês “Prix Galien” para o medicamento mais promissor indicado para doenças raras em 2016.