VI Jornada do Banco Farmacêutico recolheu 10 mil medicamentos 389

VI Jornada do Banco Farmacêutico recolheu 10 mil medicamentos

18-Fev-2014

A VI Jornada de Recolha de Medicamentos do Banco Farmacêutico (BF), realizada no dia 8 de fevereiro, recolheu cerca de 10 mil medicamentos e produtos de saúde. Esta edição contou com a adesão de 122 farmácias distribuídas pelas zonas centro e sul do país.

Os medicamentos recolhidos beneficiarão os utentes de 72 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da região das farmácias aderentes, indicou o BF numa nota. Esta recolha foi dinamizada pela participação de 500 voluntários.

Estes voluntários inscreveram-se através do site do BF ou através das IPSS que beneficiaram da Jornada de Recolha de Medicamentos. Em cinco anos de Jornadas de Recolha de Medicamentos tem-se registado um crescimento contínuo de número de farmácias, voluntários, instituições apoiadas e também em número de medicamentos recolhidos.

Desde 2009, ano em que a iniciativa decorreu pela primeira vez em Portugal, o BF já recolheu 50.000 medicamentos e produtos de saúde. Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico, diz que, entre os objetivos para 2015 está tornar a presença do Banco Farmacêutico nacional. E desafia Farmácias, IPSS ou grupos de voluntários a contactarem o BF e assim darem início a parcerias que permitam fazer chegar mais medicamentos a quem mais precise.

A VI Jornada de Recolha de Medicamentos contou com o apoio de cada uma das Farmácias aderentes, Ordem dos Farmacêuticos, Associação Nacional de Farmácias (ANF), Logista Pharma, Guess What e da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia.