Para assinalar os 40 anos desde que foi notificado o primeiro caso de infeção por VIH em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) realizou o evento “40 anos do VIH em Portugal”, ontem, em Lisboa.
O evento teve como objetivo, segundo, especifica a DGS no seu portal, reconhecer o trabalho realizado pela sociedade portuguesa – autoridades, organizações não-governamentais, profissionais de saúde e pessoas que vivem com VIH – nesta área.
Durante o evento, foram distinguidos, entre outros:
– A farmacêutica Maria Odette Santos Ferreira, tendo a distinção (a título póstumo) sido recebida pelo seu neto João Pinto Basto. A farmacêutica foi distinguida por ter
– A farmacêutica Helena Cortes Martins, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Imunodeficiência Humana e Vírus das hepatites B e C, e pela atividade do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) relativamente à vigilância epidemiológica nacional da Infeção por VIH e SIDA.
– A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), tendo subido ao palco para receber a distinção, o seu presidente, Rui Santos Ivo.
– A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), tendo a distinção sido entregue a João Almeida Lopes, seu presidente.
– Associação Nacional das Farmácias (ANF). Quem recebeu a distinção foi Paula Dinis, vice-presidente da direção.