VIH: Mais de 200 doentes vão poder levantar medicação nas farmácias comunitárias 719

VIH: Mais de 200 doentes vão poder levantar medicação nas farmácias comunitárias

 

 

30 de julho de 2018

Atualmente, 119 pessoas já levantam a medicação para o VIH nas farmácias comunitárias, ao abrigo do projeto-piloto, implementado em cerca de 200 farmácias. O objetivo é continuar a alargar o número de doentes. Brevemente pretende-se que mais 127 utentes deixem de se dirigir aos hospitais para acederem a esta medicação.

«Os resultados do estudo piloto são tão animadores – cerca de 60% dos doentes contactados querem ir para farmácia comunitária –, que já estamos a trabalhar sobre as alterações legislativas e operacionais que são necessárias fazer para alargar a medida ao país todo», adiantou a vogal do conselho diretivo do INFARMED, Sofia Oliveira Martins.

De acordo com as declarações da vogal ao jornal “Público”, «a adesão manteve-se, a satisfação com o serviço é elevada e o controlo da infeção também se mantém estável».

O Ministério da Saúde havia também anunciado, aquando do projeto-piloto para o VIH, a possibilidade de as farmácias poderem vir a dispensar medicamentos oncológicos de toma oral.
Sofia Oliveira Martins esclareceu que «a ideia será alargar o projeto a nível nacional, e depois alargar à área oncológica. As alterações legislativas já estarão feitas e será mais uma questão de impacto financeiro e de preparação das farmácias».

O Ministério da Saúde vai reunir-se, esta semana, com o INFARMED para estudar medidas de alteração à legislação nesta matéria.