VIH: Triumeq autorizado na União Europeia 1174

VIH: Triumeq autorizado na União Europeia

05 de setembro de 2014

A ViiV Healthcare, joint venture criada entre a GlaxoSmithKline, a Pfizer e a Shionogi, anunciou que os reguladores da União Europeia (UE) aprovaram o medicamento de toma única diária para o VIH Triumeq, que combina o Tivicay (dolutegravir), o inibidor da integrase da empresa, com os nucleosídeos inibidores da transcriptase reversa, abacavir e lamivudine. 

 

O CEO da ViiV Healthcare, Dominique Limet, frisou, segundo o “FirstWord”, que o Triumeq, indicado para portadores de VIH, com idade igual ou seperior a 12 anos, oferece aos pacientes na Europa «o primeiro regime de comprimido único que contém dolutegravir». 

 

A decisão, que foi tomada após o Comité Permanente dos Medicamentos para Uso Humano da Agência Europeia de Medicamentos ter emitido uma opinião positiva em julho, foi baseada, em parte, em dados da fase III do ensaio SINGLE, que comparava a administração do Triumeq e do Atripla da Bristo-Myers Squibb e da Gilead Science (efavirenz/emtricitabine/tenofovir) em doentes que nunca tinham sido sujeitos a qualquer tipo de tratamento. Os resultados mostraram que 80% dos pacientes que tomaram Triumeq apresentaram cargas virais indetetáveis em 96 semanas, comparativamente com os 72% dos que tomaram Atripla. A ViiV Healthcare realçou que a diferença se deveu a uma maior taxa de abandono do grupo de pacientes que tomou Atripla, provocada pelos efeitos adversos do medicamento. Os reguladores da UE também analisaram dados de um estudo de bioequivalência que avaliava o regime de tripla combinação versus Tivicay e abacavir juntamente com lamivudine, administrados separadamente. 

 

No mês passado, o Triumeq foi aprovado pela Food and Drug Administration para o tratamento do VIH. A terapia de combinação tripla é o segundo medicamento da ViiV Healthcare a ser autorizado como um tratamento para a infeção depois do Tivicay, que foi aprovado nos Estados Unidos da América, em agosto de 2013, e na Europa, em janeiro deste ano.