Vinte casos de gripe A até dia 10, sete doentes internados em UCI 579

Vinte casos de gripe A até dia 10, sete doentes internados em UCI

15 de Janeiro de 2016

Na semana entre 4 e 10 de janeiro foram registados 20 casos de Gripe A, sete dos quais motivaram o internamento em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), adiantou o Instituto Ricardo Jorge no boletim de vigilância da gripe.

De acordo com o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, do Instituto Ricardo Jorge (INSA), «em 34 casos de síndroma gripal, foram detetados 20 vírus da gripe A(H1)pdm09, pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios», citou a “Lusa”.

Esta estirpe do vírus motivou sete internamentos em sete UCI, «estimando-se em 2,4% a taxa de admissão por gripe em UCI».

«Em todos os doentes foi identificado o vírus influenza A (H1N1) pdm09», acrescenta o boletim.

De uma forma geral, no que diz respeito ao registo de atividade gripal no país, na primeira semana do ano, o boletim adianta que «a taxa de incidência de síndrome gripal foi de 47,2 por 100 mil habitantes, indicando início do período epidémico», classificando a atividade gripal nessa semana como «baixa» e de «tendência estável».

Segundo o Instituto Ricardo Jorge, a mortalidade observada por «todas as causas” apresenta “valores de acordo com o esperado».

A época gripal 2015-2016 começou em outubro e termina em maio.