Walgreens finaliza aquisição da Alliance Boots 543

Walgreens finaliza aquisição da Alliance Boots

08 de Agosto de 2014

A Walgreens vai avançar com a última fase da aquisição da Alliance Boots, com o objetivo de estabelecer o primeiro grupo mundial de farmácia, saúde e bem-estar, numa operação que deverá estar finalizada no primeiro trimestre de 2015.

Designado Walgreens Boots Alliance, o maior grupo mundial de distribuição de medicamentos, produtos de saúde e bem estar estará sedeado em Chicago, sendo que a Boots continuará em Nottingham e os atuais escritórios da Alliance Healthcare manterão presença em vários países da Europa, nomeadamente Portugal.

De acordo com um comunicado do grupo, o Walgreens Boots Alliance será composto por quatro áreas: Walgreen Co. (a maior cadeia de lojas de medicamentos nos Estados Unidos); Boots (grupo farmacêutico internacional líder na distribuição de uma vasta gama de produtos e serviços de saúde e beleza); Pharmaceutical Wholesale and International Retail (incluindo Alliance Healthcare, maior distribuidor europeu de produtos farmacêuticos) e Global Brands.

De acordo com Stefano Pessina, executive chairman da Alliance Boots, «a criação deste novo grupo representa o marco mais significativo na história da nossa empresa e, sobretudo, um passo muito positivo para o futuro da Indústria de healthcare. Temos vindo a fazer um excepcional progresso com a Walgreens nos últimos dois anos e estou profundamente convicto de que esta fusão trará excelentes oportunidades, não só para os mercados maduros, como para os emergentes».

O Walgreens Boots Alliance passará a representar o maior grupo mundial de distribuição de medicamentos, produtos de saúde e bem-estar, com uma rede de mais de onze mil lojas espalhadas por 10 países, entre os quais Portugal.

O grupo torna-se assim o maior grossista do setor com uma rede de 370 centros de distribuição, abastecendo um total de 180 mil farmácias, médicos, centros de saúde e hospitais em 20 países.

Recorde-se que a Alliance Boots detém uma participação de 49% na Alliance Healthcare, líder do setor em Portugal, tendo ainda como acionistas o Grupo Melo (2%) e a ANF (49%).