A World Health Professions Alliance (WHPA) lançou, na véspera da 77.ª Assembleia Mundial da Saúde, a sua nova estratégia, apelando às profissões da saúde e aos principais stakeholders para que trabalhem em conjunto no sentido de obter forças de trabalho sustentáveis no sector da saúde e sistemas de saúde reforçados.
A estratégia foi lançada numa receção que celebrou o 25º aniversário da Aliança, realizada em Genebra a 26 de maio, tendo os líderes das cinco organizações membros da WHPA, durante a sua intervenção, destacado, segundo comunicado, os feitos na história da aliança e os pontos-chave da nova estratégia.
“Alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável”
“A nova estratégia coletiva da WHPA dá continuidade à visão de cooperação e colaboração dos nossos fundadores, levando-a para o segundo quartel do século XXI. Acreditamos que a liderança é um dos elementos essenciais que atravessa todos os nossos objetivos estratégicos, para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e atingir as metas estabelecidas pela UHC2030”, referiu Pamela Cipriano, presidente do International Counsil of Nurses (ICN).
“O papel fundamental das profissões da saúde”
Luis Lourenço, vice-presidente da International Pharmaceutical Federation (FIP) destacou o trabalho de colaboração pioneiro da WHPA sobre medicamentos falsificados e apresentou também o reforço dos sistemas de saúde como um dos novos objetivos estratégicos. “No coração de um sistema de saúde forte está uma força de trabalho de saúde suportada e colaborativa. A WHPA, juntamente com os nossos parceiros, defende incansavelmente o papel fundamental das profissões da saúde neste esforço”.
“Colaboração interprofissional”
Greg Chadwick, presidente da World Dental Federation (FDI), enfatizou o trabalho da Aliança ao nivel das doenças crónicas não transmissíveis e da cessação tabágica, questões de saúde transversais que podem ser abordadas de forma mais eficaz se as profissões trabalharem em conjunto. “A dedicação da Aliança à colaboração interprofissional foi formalizada pela primeira vez numa Declaração de 2013 sobre Colaboração Interprofissional, atualizada em 2023. Este compromisso é agora um objetivo estratégico no novo plano da WHPA, refletindo nossa abordagem unificada para os desafios globais de saúde”.
“Interdependência entre condições de trabalho (…) e a qualidade dos cuidados”
A campanha Positive Practice Environments da WHPA é o seu maior e mais duradouro projeto até à data, tendo contribuído, como salientou Mike Landry, presidente da World Physiotherapy, para o terceiro objetivo estratégico da nova estratégia: construir uma força de trabalho sustentável no sector da saúde. “No centro da campanha está o reconhecimento da interdependência entre as condições de trabalho dos profissionais de saúde e a qualidade dos cuidados que podem prestar. (…) Iniciativas como esta não se destinam apenas a melhorar a vida dos profissionais de saúde; destinam-se a garantir melhores resultados em termos de saúde para todos”.
“Unidade, porque conseguimos mais quando trabalhamos em conjunto”
Colocando o enfoque na ética e nos direitos humanos, Lujain Alqodmani, presidente da World Medical Association (WMA), referiu que “valores como a equidade, a integridade e o respeito sempre foram fundamentais para o trabalho da WMA, garantindo a equidade e a justiça em todo o nosso trabalho, e que fazemos o que é correto e ético de acordo com os nossos códigos de prática. A nova estratégia da WHPA partilha estes valores e acrescenta um valor crucial: unidade, porque conseguimos mais quando trabalhamos em conjunto”.