O XV Encontro Holon decorreu nos dias 11 e 12 de novembro, em Viseu, sob o mote “Juntos Fazemos História”.
A iniciativa, que assinalou os 15 anos de história da marca Holon, arrancou ao final da tarde de sexta-feira, com uma sessão aberta a toda a comunidade farmacêutica, e transmitida em direto no portal Netfarma, onde se discutiram assuntos de ordem política e institucional.
Subordinado ao tema “O caminho percorrido pelas farmácias e pelos farmacêuticos como parte dos cuidados de saúde primários”, o fórum de discussão “Juntos à Conversa, by Evidence Club” contou com as intervenções de Luís Lourenço, presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF), Sónia Romano, investigadora do CEFAR – Centro de Estudos e Avaliação em Saúde, Suzete Costa, diretora executiva do Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE), Erica Viegas, vogal do conselho diretivo do Infarmed, e Juliana Silva, farmacêutica substituta da Farmácia Holon Morais Soares, tendo sido moderada por Nuno Machado, diretor-geral das Farmácias Holon.
A questão da renovação automática da medicação crónica prescrita pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi um tema recorrente neste painel, ficando provado que a sua implementação suscita mais dúvidas – por exemplo, o acesso aos dados dos utentes – do que certezas.
A tarde de sábado ficou marcada pelas sessões “15 anos em 15 minutos”, em que Paulo Silva, diretor da revista Farmácia Dsitribuição, e Nuno Machado revisitaram, respetivamente, os acontecimentos mais marcantes do setor farmacêutico e da marca Holon entre 2008 e 2022. O diretor da Farmácia Distribuição elencou aquele que considera ser “o grande desafio do futuro” para as farmácias comunitárias, “a preparação para a inevitável entrada no mundo digital”.
Na palestra motivacional “Juntos Fazemos História”, Tomaz Morais destacou a importância do trabalho em equipa, seja num desporto coletivo, seja numa farmácia comunitária. Seguiu-se uma atividade de team building, o brinde aos 15 anos das Farmácias Holon e a fotografia para eternizar mais uma reunião anual.
O evento terminou em clima de festa, com a entrega dos Prémios Holon às farmácias que mais se evidenciaram nas diferentes categorias ao longo do ano. Naquele que era o momento mais aguardado da noite, a Farmácia Almancil levou a melhor sobre as mais de 160 Farmácias Holon, conquistando o Prémio Farmácia do Ano. João Neto, proprietário e diretor técnico da farmácia algarvia, mostrou-se honrado por “ter este reconhecimento no meio das farmácias que compõem a Holon, muitas delas são uma inspiração para aquilo que nós fazemos”.
Satisfeito com a adesão registada – 340 participantes e 30 stands –, divulgando que “cerca de metade das farmácias do grupo estiveram presentes”, o diretor-geral das Farmácias Holon, Herminio Tavares, salientou “a grande taxa de participação nos workshops e a sua qualidade” e “a enorme interação que houve entre os participantes das farmácias e os parceiros da indústria”.