O 17º Encontro das Farmácias Holon decorreu no fim-de-semana de 16 e 17 de novembro, em Coimbra, com o tema ‘Holimpíadas: Sonhar ∙ conquistar ∙ celebrar’.
Herminio Tavares e Nuno Machado, da direção das Farmácias Holon, deram o ‘pontapé de saída’ para o evento.
Neste sentido, Nuno Machado explicou como se desenvolveu o tema do encontro confessando que “tem muito trabalho por trás”.

O encontro foi estruturado em três pilares: o Sonhar porque “isto é um sonho que nasceu há mais de 17 anos”; o Conquistar, dado que “para nós faz-nos muito sentido cumprir os objetivos a que nos propomos”; e, por fim, Celebrar, visto que “é bom para nós, é bom para a equipa e permite construir a equipa”, explicou Nuno Machado.
O XVII Encontro das Farmácias Holon contou com cerca de 20 oradores convidados e perto de 40 parceiros presentes.
A comunicação é um “superpoder”
A primeira conferência contou com a intervenção de Carla Rocha, consultora de comunicação estratégica e storytelling, que atribuiu à comunicação um papel transformador capaz de tornar a vida “mais feliz, mais saudável e mais divertida”.
Carla Rocha apresentou ainda a forma mais eficaz para comunicar, afirmando que a comunicação deve ser baseada numa “abertura”, num “desenvolvimento”, composto por questões, e num “fecho”, ou seja, num resumo dos tópicos abordados e crucias de manter na memória.
Tornar pontos fracos em pontos fortes
A segunda conferência contou com a participação de Inês Lourenço, coach e consultora em felicidade organizacional, e com Raquel Vitorino e Joana Fronteira, farmacêuticas substitutas da Farmácia Palmeira, que abordaram o tema “o salto para a felicidade organizacional”.
As farmacêuticas substitutas começaram por contar a experiência negativa da farmácia onde trabalham, que “estava numa situação muito débil, muito complicada, quer do ponto de vista do negócio, quer do da equipa”. Contudo, a transformação aconteceu, ainda segundo as farmacêuticas, quando uma nova gerência liderou o grupo de trabalho com objetivo de serem produtivos e felizes enquanto trabalhavam.
Por seu turno, Inês Lourenço falou sobre as emoções positivas que se devem sentir enquanto se trabalha, realçando que “existe um leque de emoções positivas”, sendo “importante dominarmos esta linguagem”.
O testemunho de um médico atleta
Rui Bragança, ex-atleta olímpico e médico, fez um percurso para muitos impossível de alcançar e foi outro dos oradores do Encontro das Farmácias Holon.
Aos 13 anos, depois de ter experimentado vários desportos, o Taekwondo chegou à vida de Rui Bragança por intermédio do pai. Numa aula experimental, o gosto pelo desporto não foi instantâneo e desistir esteve na equação, mas com o passar do tempo a paixão pela prática desportiva tornou-se inegável.

A paixão pela vida desportiva entusiasmou o jovem Rui, mas os pais aconselharam-no a construir uma vida profissional. Desta forma, surgiu a medicina como plano profissional.
Dedicado aos treinos e à performance a exibir em competição, 2007 foi o ano de viragem depois de muitos obstáculos. No Azerbaijão conquistou a medalha de bronze e a partir daí tudo mudou, designadamente as condições de desportivas e as condições económicas.
Entre muitas medalhas conquistadas por Rui Bragança, e após uma carreira de 20 anos, o ponto final na carreira desportiva aconteceu nos Jogos Olímpicos de Paris, em que Rui Bragança experienciou tudo fora do tapete, como voluntário.
Farmácia: 49% quer medicação mais barata
Outra das oradoras do evento foi Ana Reis, diretora de Marketing e Vendas, da Stada Portugal, apresentou os dados do Stada Health Report 2024 com o “objetivo de refletir sobre os desafios do setor”.
Trata-se de um inquérito online para o qual foram inquiridos 46 mil indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e 99 anos, de 23 países. Em Portugal participaram duas mil pessoas.
Ana Reis revelou que a satisfação dos portugueses com o “Sistema de Saúde tem vindo a cair”, uma vez que somente 49% dos portugueses em 2024 estão satisfeitos a este nível.
Relativamente às farmácias, 49% dos portugueses “gostariam que as opções de tratamento e medicação fossem mais baratas”, 44% gostariam de ter “acesso a mais serviços de saúde” e 38% “gostariam de ter acesso a opções de atendimento online”.
No que toca ao bem-estar, o relatório revela que a maioria dos portugueses faz “exercício físico em casa, no exterior ou no ginásio” e que 42% dos portugueses mantém uma “dieta saudável”. Concluiu-se ainda que 18% dos portugueses “tomam suplementos” e 11% “admitem que não fazem nada ou fazem muito pouco pela sua saúde e bem-estar”.
Marca Própria
Alice Cohen, Board Member PXG Pharma, da PHOENIX Group Company, abriu a conferência com o tema ‘Não é magia, é estratégia’, partilhando o seu próprio conceito de marca própria: “é um pedacinho da farmácia que o cliente leva consigo. É a forma mais íntima, talvez, que tenha de se conectar com o seu cliente”.
A Board Member PXG Pharma entende ainda que o principal valor de uma marca própria deve assentar na “qualidade do produto”.
IA: “Um competidor à altura”
Joana Marto, farmacêutica, professora e investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, com mais de dez anos de experiência na área de tecnologia farmacêutica e cosmética nacional, deu mote para o tema ‘Take off para influenciar’.
A investigadora assume que a Inteligência Artificial (IA) é utilizada recorrentemente, até mesmo por estudantes do mestrado em Ciências Farmacêuticas, para “perceber se, perante um caso clínico, de facto, esta ferramenta é inteligente ao ponto de diagnosticar corretamente e dar a solução terapêutica às doenças em função daquilo que nós pretendemos”, e alerta que é “um competidor à altura”.
Ainda assim, Joana Marto entende que o ser humano tem capacidades que a IA não poderá igualar, tal como a “empatia (…) e o cunho pessoal que é fundamental para conseguirmos captar a atenção do nosso cliente”.
Prémios Holon

A gala de entrega dos Prémios Holon, apresentada por Joana Brito, reconheceu as farmácias que trabalharam com “estratégia e agarraram todas as oportunidades para fazer mais e melhor”, realçou a apresentadora.
No decorrer da noite foram entregues vários prémios:
- Prémio Fairplay à FaesFarma;
- Prémio Parceiro do Ano à Teva;
- Prémio Académia Holon à Farmácia Holon Campo Grande;
- Prémio Atendimento de Excelência à Farmácia Vitória;
- Prémio Intervenção Farmacêutica à Farmácia Nicolau;
- Prémio Serviços Complementares à Farmácia Diamantino;
- Prémio Intervenção na Comunidade à Farmácia Covilhã;
- Prémio Gestão de Categorias à Farmácia Rio de Mouro;
- Prémio Produto do Holon à Farmácia Extra;
- Prémio Performance à Farmácia Oeiras Figueirinha;
- Prémio Mérito a Romi Rôla;
- Prémio Farmácia Revelação à Farmácia Olhanense;
- Prémio Farmácia do Ano à Farmácia Holon Redondo.